quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ecoarte como ferramenta na educação ambiental

No mundo de hoje, devido a enorme cultura consumista que o sistema impõe, diariamente são lançados toneladas de materiais e resíduos no meio ambiente que poderiam ser reaproveitados.
A grande quantidade de gases poluentes na atmosfera, proveniente de incêndios criminosos que queimam nossas florestas, escapamento de veículos e das chaminés industriais que em sua grande maioria lançam metais pesados em seu esgoto e nos corpos hídricos, sem contar nos inúmeros materiais e resíduos que poderiam ser aproveitados, mais são despejados em lixões a céu aberto, contaminando o lençol freático. São problemas ambientais que afetam diariamente a vida no planeta. Diante disso, nasce um movimento de preservação da natureza através da arte.
A Eco arte não é só uma expressão artística, ela é uma forma de protesto e conscientização ambiental, já que toda matéria prima usada neste trabalho é considerada lixo pela sociedade.
Seu principal objetivo é conscientizar e sensibilizar a sociedade para a formação de novas políticas ambientais mais sérias e sustentáveis para desacelerar os impactos ambientais buscando uma tecnologia mais limpa e implementando novas idéias para que os seres humanos consigam viver em harmonia com a natureza.

Metodologia

Os materiais usados neste trabalho, são resíduos urbanos, resíduos de construções civis, garrafas pet, resto de podas urbanas, sobras de árvores que resistiram a queimadas e ao desmatamento, e tudo que a sociedade intitula lixo.




“Nunca existiu lixo no planeta terra.
O que existe, é uma sociedade sem criatividade.
Pois em cada objeto feio, existe uma beleza rara
implorando pela sua liberdade.”

“Rodrigo Melo”

Nenhum comentário: